
União recuperou duas vezes a desvantagem no marcador e termina o ano com mais um ponto somado.
Foi já com os sinos de natal a ecoarem que UD Vilafranquense e CD Mafra entraram no Estádio Municipal de Rio Maior, separados por cinco pontos, com vantagem para os Ribatejanos (que não perderam nas únicas duas ocasiões em que receberam o Mafra para a Liga 2). Ainda assim, era esperado um bom jogo de futebol, naquele que era o último encontro oficial de ambas as equipas em 2022.
Em relação ao último encontro, que fechou a participação na Taça da liga, o mister Rui Borges operou algumas alterações no onze inicial. Desde logo o regresso de Gabriel e Anthony ao centro da defesa, mas também a entrada de Dioh e Tipote para a titularidade.
Quanto ao jogo, o Vilafranquense entrou melhor e quando ainda corriam os primeiros segundos já se aproximava da baliza contrária – Alaba cruzou e Úmaro Baldé desviou para uma boa defesa de Renan. Seguiram-se alguns minutos de controlo Mafrense, fruto de uma boa troca de bola, o que permitiu ‘adormecer’ um pouco o jogo.
Aos cinco minutos a equipa do Oeste passa mesmo para a frente do marcador. Passe longo de Diomande, Lucas a fugir nas costas da defesa e a rematar na passada para o primeiro. A União procurou reequilibrar o jogo, mas, sem muito fazer por isso, foi mesmo o Mafra a fazer o segundo. Nova bola longa desde trás, Pité ganha a segunda bola e, de ressalto em ressalto, consegue aumentar a vantagem no placard.
Na resposta o Vilafranquense começou a fazer mira à baliza de Renan com mais frequência. Primeiro foi Nenê a rematar ao lado depois de uma jogada de insistência. Mais tarde, o mesmo Nenê foi derrubado à entrada da área. Na conversão Eric rematou contra a barreira, mas na recarga Idrissa Dioh colocou a bola no fundo das redes. Estava restabelecida a esperança Ribatejana no jogo, mas o Mafra ainda estava destemido na frente, e aos 35´ Fati obrigou mesmo Trigueira a uma boa defesa. No entanto, já perto do intervalo, Luís Silva puxou a ‘colatera atrás’ e rematou do meio da rua para o empate, que fez a alegria dos Unionistas presentes em Rio Maior.

Nos segundos 45 minutos a União procurou ter bola e abrir o jogo, mas, novamente, foi o Mafra a marcar primeiro. Diomande faz novo passe longo a partir da defesa, Fati cruza a dois tempos e Léo Cordeiro desvia para o golo.
O mister Rui Borges fez entrar três jogadores a partir do banco – com Belkheir em particular destaque na tentativa de mexer com o jogo – mas foi mesmo uma das escolhas iniciais a marcar a diferença. Livre para a União perto da grande área, com Nenê a rematar com conta, peso e medida ao ângulo e a deixar tudo (novamente) empatado.
Com este resultado a União passa a somar 22 pontos, ocupando de forma provisória o terceiro lugar da Liga Portugal Sabseg.
O próximo encontro da União Desportiva Vilafranquense está agendado para dia 8 de janeiro de 2023. Até lá, a UD Vilafranquense deseja um Feliz Natal e umas Boas Festas a todos!