União Desportiva Vilafranquense, Futebol SAD

União bateu pela primeira vez o Leixões e continua a escalada na Liga Sabseg.


Separados por apenas quatro pontos, UD Vilafranquense e Leixões SC defrontavam-se num encontro jogado num horário convidativo (15:30h), mas sem a presença do sol que normalmente ilumina o Estádio Municipal de Rio Maior.

O Nosso Onze Inicial

Em relação ao empate na Covilhã, o mister Rui Borges operou três modificações no onze inicial, com as entradas de Alaba, Anthony e Ceitil – três dos quatro jogadores que voltaram após suspensão, com Úmaro Baldé a ficar no banco – para os lugares de Edson Farias, Kike Hermoso e Ricardo Dias.

E o encontro não poderia ter começado mais enérgico. Logo no primeiro minuto Luís Silva remata à malha lateral da baliza do Leixões, tendo-se seguido minutos muito intensos. De parte a parte, as duas equipas queriam pressionar alto, ter bola e visar a baliza contrária. E foi precisamente com a intenção de alvejar as redes defendidas por Bernardeu que Bernardo Martins tentou marcar de fora da área aos 11 minutos. Maior perigo teve a resposta do Leixões, com João Oliveira a recuperar bola a meio campo, a conseguir isolar-se na cara de Trigueira, mas a não conseguir desafeitar o guardião da União. Assim se manteve o jogo, com ataque e resposta dos dois lados.

Até ao intervalo destaque para mais duas grandes ocasiões do Vilafranquense. Primeiro foi Belkheir a cabecear com perigo na sequência de um excelente cruzamento de Eric Veiga, e já a fechar o primeiro tempo foi a vez de Bernardo ‘fugir’ entre dois defesas Leixonenses num lance que só a mancha de Beurnadeau evitou que terminasse em golo.

União – F o caminho para a vitória (Foto: UD Vilafranquense, Futebol SAD)

Na segunda parte a União entrou com mais iniciativa de jogo e, sobretudo, com mais bola no meio campo ofensivo. Do outro lado, o Leixões, que jogara 120 minutos a meio da semana para a Taça de Portugal, começava a revelar algum desgaste e o Vilafranquense aproveitou para fazer o primeiro golo do encontro. Eric Veiga faz uma receção orientada pela esquerda, ultrapassa João Amorim e cruza rasteiro para um remate enrolado de Nenê. Com alguma justiça, a formação Ribatejana passava para a frente do marcador. 1-0.

O Leixões tentou aumentar a pressão e abriu espaço para os perigosos contra-ataques da União. Seria, porém, na sequência de uma bola parada que iria chegar o segundo. Canto bem batido por Eric Veiga pela direita, primeiro desvio ao primeiro poste e a bola a sobrar para Luís Silva que cabeceia para novo golo Unionista. Por respeito ao clube que o formou, Luís Silva foi contido nos festejos do 2-0, contrastando, assim, com a alegria dos adeptos da União neste regresso aos triunfos. Pela primeira vez, à sexta tentativa, o Vilafranquense consegue finalmente bater os ‘Bebés do Mar’.

Até ao final destaque para a entrada de João Amorim, reforço de inverno que somou os primeiros minutos com a camisola da UDV.

Sempre Unidos Venceremos (Foto: UD Vilafranquense, Futebol SAD)

O próximo jogo da UD Vilafranquense será no próximo sábado, dia 21 de janeiro, no Estádio do Jamor, frente à B-SAD.

Luís Silva | Nenê
Janeiro 15, 2023
Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *